O SEU DOMÍNIO .PT

O domínio .pt é perfeito para criar o seu projeto em português pois os seus visitantes encontrá-lo-ão facilmente. Também identificarão o seu projeto com a cultura deste país de forma imediata. Isto é de particular interesse se necessitar que os seus clientes localizem geograficamente o seu negócio em Portugal.

Que é?

O domínio .pt é uma extensão territorial que representa o país de Portugal e tudo o que está relacionado com a sua identidade cultural e linguística. São geridos pela FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional). Esta associação à comunidade lusa supõe uma relação direta com todo o conteúdo que aloje na sua página Web, blogue ou loja online. Esse conteúdo será otimizado ainda mais se estiver escrito em português.

Para quem?

Desde a sua liberalização em 2012, qualquer pessoa ou empresa pode registar um domínio .pt sem necessidade de passar por um controlo pelo seu país de residência. Se o seu projeto implicar algum tipo de relação comercial com Portugal ou residir neste país, domínio .pt é a melhor opção. O motivo é que ter uma página Web ou endereços de correio que contenham o domínio .pt transmite uma ideia de proximidade aos utilizadores portugueses.

O seu domínio .pt

Registe agora um domínio .pt para o seu projeto Web, blogue ou loja online. Também pode utilizá-lo no seu e-mail para desfrutar de contas de correio que transmitam uma imagem profissional. Com tudo isto, estará a criar associações a Portugal e, o mais importante, com os utilizadores deste país.

Crie uma empatia com os seus visitantes portugueses com o domínio .pt

Registar un domínio .pt para a sua página de Internet tem várias vantagens para que o seu projeto seja um sucesso. O principal é que estará a associar-se aos valores da cultura portuguesa.

Por outro lado, o domínio .pt é a extensão ideal para quem quiser proteger o seu nome ou marca em Portugal. Desde a sua liberalização em 2012, qualquer pessoa ou empresa pode registar um domínio .pt sem necessidade de passar por um controlo pelo seu país de residência. Caso queira reforçar a presença do seu negócio no país luso ou que o localizem nele, recomendamos que registe o se nome de domínio com esta extensão. E só lhe faltará oferecer os seus produtos e serviços da forma mais atrativa possível.

Além disso, se registar o seu domínio .pt em Arsys, beneficiará das melhores funções para o seu negócio. Por exemplo, apenas pelo registo, terá uma página de boas-vindas para os seus visitantes que poderá personalizar com informações sobre o seu projeto. Também terá à mão todas as facilidades para gerir o seu domínio, como a renovação automática. Estas são algumas das vantagens de ter um fornecedor de confiança, com mais de uma década de experiência.

Se já estiver decidido, já só falta escolher o nome para registar o seu domínio .pt. É aconselhável que utilize um número reduzido de carateres, assim como palavras simples de recordar. Também recomendamos que evite a utilização de símbolos ou termos excessivamente compridos. Se com tudo isto, o seu nome de domínio .pt não estiver disponível para registo, pode experimentar com extensões de segundo nível como .com.pt.

Estamos aqui se tiver quaisquer dúvidas

REGISTO

Como se fatura um novo registo?

A periodicidade de pagamento dos domínios é anual.

Tanto para o pagamento do registo como para as futuras renovações, pode optar por transferência bancária (o débito é feito automaticamente na conta bancária que nos facultar) ou cartão de crédito (que também seria utilizado para a renovação).

Sempre que pretender, pode alterar a qualquer momento o seu método de pagamento na Área de Cliente.

Como posso saber se o domínio que me interessa está livre ou já está registado?

O motor de busca de domínios da nossa página Web mostrará se o nome indicado está livre..

Registar um domínio implica que obtém o direito de utilizar esse nome Internet durante o tempo especificado. A forma de fazê-lo para a maioria das extensões é que o primeiro a solicitá-lo obtém o direito a registá-lo.

Posso mudar um nome de domínio?

Não. Pode cancelá-lo, mas não obter uma troca por outra, nem o reembolso do pagamento do registo.

Como posso modificar os dados do domínio depois de o ter registado?

Aceda à sua Área de Cliente e altere os dados dos domínios de que necessita.

Posso registar domínios com acentos, cedilhas, etc.?

As extensões .com, .net, .org, .es, .tv, .cc, .cat e .ws permitem registar nomes de domínio com carateres multilingues (IDN). Mas devido ao facto de esta novidade estar numa fase provisória, a sua operatividade possa variar em função do tipo de browser e do programa de correio utilizado em cada caso, exigindo, alguns deles, a transferência de uma aplicação que lhes adicione esta característica técnica.

TRANSFERÊNCIA

Como transferir um domínio para a Arsys?

Siga estes passos simples:

- Solicite ao seu fornecedor atual o desbloqueio e o authcode (código de segurança que evita a transferência não autorizada do seu domínio).

- Aceite a transferência através de um e-mail que receberá no correio do contacto administrativo do domínio no prazo de 24 horas.

- Ao 4.º ou 5.º dia, o processo terá sido concluído, sem que o funcionamento normal do seu domínio tenha sido afetado.

Quais são os requisitos para uma transferência?

- O domínio deve ser seu e devera demonstrá-lo com o código de autorização, EPP Code ou Auth Code (exceto em .es).

- O estado do domínio deve ser desbloqueado (estado ACTIVE).

- Os dados do domínio não devem estar ocultos.

- O e-mail do titular e contacto administrativo do domínio devem ser válidos.

- O domínio não pode ter expirado.

Que posso fazer se o meu fornecedor aparecer como contacto administrativo e recusar a transferência?

Se tiver solicitado uma alteração de registador e se estiver a ser recusada desde o endereço de e-mail do contacto administrativo ou técnico ou pelo seu fornecedor, deverá entrar em contacto com o seu fornecedor ou empresa em que contratou o registo do domínio.

Se continuar a ter problemas com o seu fornecedor, pode entrar em contacto com a entidade de registo para reclamar o controlo do domínio.

Que acontece se o domínio que quero registar tiver expirado?

Quando o registo de um domínio expira e entra no estado "Registrar Hold " já não será possível transferi-lo. Deve renová-lo previamente no fornecedor atual para poder solicitar a transferência. Portanto, recomendamos que não espere pela data de expiração do domínio para o transferir para a Arsys.

Que acontece se o domínio que quero tiver ocupado?

Se o domínio que procurava estiver ocupado e não for o titular, pode:

- Procurar um domínio novo que esteja disponível e se adeque aos seus interesses. Experimente com variantes da sua ideia original, seja na raiz (lojagomez.com em vez de gomezloja.com) ou nas extensões (gomez.loja em vez de gomezloja.com, etc.).

- Trate de comprar o domínio de que gostaria de ser titular

- Se considerar que o domínio lhe corresponde porque a sua utilização atual viola os seus direitos de marca, pode procurar aconselhamento jurídico.

Como sei quem registou o domínio que me interessa?

Para conhecer os dados com que um domínio foi registado, faça uma procura em Arsys e consulte o ícone de Whois para obter mais informações. O "registador" é o titular do domínio e, para todos os efeitos, o proprietário do domínio. É normal que os dados do "Administrative contact" sejam os da pessoa que faz a gestão do domínio ou, na sua ausência, dos mesmos que os do titular.

REDIRECIONAMENTO

Para que serve um Plano Redirecionado?

Um Plano Redirecionado é especialmente útil quando tem vários domínios contratados para uma mesma página Web. É bastante normal querer proteger a marca e utilizar o mesmo nome com diferentes extensões (.com, .es, .loja). Nestes casos, é muito habitual ter uma única página no domínio principal e redirecionar resto dos domínios para o principal.

Outra opção é apontar o nosso domínio para uma página Web que tenhamos alojada num espaço gratuito que lhe tenha fornecido, por exemplo, o seu fornecedor de ADSL.

Posso ter vários domínios direcionados para as mesmas páginas?

Evidentemente que sim. Além do mais, é muito comum que uma empresa queira registar vários domínios para evitar que outros possam utilizar o seu nome e aproveitar-se da sua imagem. Nesse caso, é mais económico e mais fácil manter um único plano de alojamento Web em que todos os domínios redirecionam para as respetivas páginas.

Isto pode fazer-se precisamente com o nosso Plano Redirecionado.