Procuramos o que há de mais recente em tecnologia

Inovamos para fornecer as soluções que precisa

Trabalhamos em mais de uma centena de projectos de inovação por ano e cerca de 24% do nosso pessoal dedica-se ao desenvolvimento de produtos, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes ferramentas inovadoras e eficientes que lhes permitam otimizar os seus processos e aumentar a sua competitividade.

Arsys Lab

O Plano de Inovação da empresa para o período 2022-24 inclui a criação do Arsys Lab, uma equipa multidisciplinar responsável por avaliar a implementação de novas tendências tecnológicas para oferecer os serviços mais avançados, através da investigação e desenvolvimento de projectos-piloto e provas de conceito. Atualmente, estão em curso as seguintes linhas de trabalho:

  • Execução de projectos-piloto com outras empresas para validar as suas tecnologias em ambientes Arsys e analisar a viabilidade de desenvolvimento, nas seguintes áreas:

    • Blockchain: integração dos conceitos de descentralização, rastreabilidade dos serviços, contratos inteligentes e identidade digital para o acompanhamento e a certificação dos SLAs dos clientes.
    • Espaços de dados: criação de ambientes de confiança para a partilha segura de dados no quadro da soberania digital, no âmbito das iniciativas europeias Gaia-X e International Data Space Association.
    • IoT: criação de novos painéis de administração para a gestão de dispositivos conectados e criação de serviços personalizados para diferentes sectores industriais (turismo, logística, mobilidade, etc.).
    • Multicloud-edge continuum: facilitar a gestão simplificada de todas as infra-estruturas de armazenamento e de computação através da interoperabilidade dos recursos e das aplicações e da utilização de técnicas de inteligência artificial.
  • Testes beta com clientes para facilitar a implementação experimental de tecnologias aplicadas à sua atividade.
  • Desenvolvimento do ecossistema de inovação em colaboração com universidades, centros tecnológicos, empresas em fase de arranque e outros agentes.

Projectos de I&D&i

A Arsys tem uma vasta experiência na participação em projectos de I&D&I a nível nacional e europeu. Abaixo apresentamos os projectos mais destacados desenvolvidos nos últimos anos.

Projectos europeus:

  • IPCEI-CIS. Estamos a construir a Cloud Europeia do futuro.

    A Arsys é um dos três participantes directos espanhóis no Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) sobre Serviços e Infra-estruturas na Nuvem. Este projeto de inovação desenvolve uma nova geração de soluções cloud e edge para reforçar a competitividade das empresas europeias no mercado global, fomentando a Economia dos Dados na União Europeia.

  • AC3 (Horizonte Europa, 2023-26). Agile and Cognitive Cloud edge Continuum management.

    O projeto está a investigar novas formas de fornecer aplicações que, utilizando a aprendizagem automática e outras áreas da Inteligência Artificial, podem fornecer plataformas de computação em nuvem e periféricas que podem interoperar entre diferentes fornecedores, facilitando as implementações num quadro de confiança e segurança para os clientes.

  • DECIDE (H2020, 2016-19): DEvOps for trusted, portable and interoperable Multi-Cloud applications towards the Digital singlE market.

    O objetivo deste programa era fornecer um novo quadro para software multi-nuvem baseado em serviços, facilitando a criação de técnicas e mecanismos para conceber, desenvolver e implantar dinamicamente aplicações multi-nuvem num ecossistema de serviços de nuvem fiáveis, interoperáveis e legalmente seguros. Este quadro foi validado através de diferentes casos de utilização que podem ser alargados a aplicações mais complexas com mais microsserviços.

  • TREDISEC (H2020, 2015-18): Trust-aware, REliable and Distributed Information SEcurity in the Cloud.

    O projeto abordou questões de segurança e privacidade através da análise, conceção e implementação de um conjunto de 25 primitivas de segurança na nuvem que se integram naturalmente nas capacidades e funcionalidades da nuvem. Estas primitivas abordam diferentes combinações de níveis de segurança e requisitos funcionais e não funcionais da nuvem, incluindo: integridade dos dados com verificabilidade e disponibilidade, confidencialidade e eficiência, e processamento seguro e eficiente dos dados. O projeto lançou um quadro unificado para permitir uma integração eficiente das primitivas de segurança sem custos adicionais de processamento e armazenamento para os fornecedores e utilizadores da nuvem.

Projectos nacionais e regionais:

Os seguintes projectos de inovação foram co-financiados com ajudas públicas à I&D&I empresarial com fundos nacionais e europeus, através do Programa Operacional FEDER de La Rioja (2014-2020) cujo eixo prioritário é a promoção do investimento empresarial em I&D e o apoio às empresas para o desenvolvimento de actividades de I&D&I.

A ajuda que a ADER e o FEDER oferecem com estes programas de apoio à inovação tem um impacto na capacidade de investimento dedicada ao trabalho de I&D&I. Desta forma, na Arsys podemos aumentar o número de recursos dedicados a estas tarefas e identificar iniciativas futuras.

  • Projeto sELMER (2023).

    Está orientada para o desenvolvimento de ferramentas que permitam aos clientes potenciar os seus negócios na Internet, minimizando os custos associados ao seu arranque e manutenção, acompanhando-os na complexa situação económica atual.

  • Projeto ARISE (2022).

    O seu objetivo é reforçar os serviços e as plataformas que oferecem atualmente as soluções mais valiosas para os clientes da Arsys, que viram as suas necessidades tecnológicas modificadas devido à situação gerada pela COVID-19.

  • Projeto ARCO (2021).

    O seu objetivo é responder às novas exigências do mercado em matéria de serviços de computação em nuvem e progredir na melhoria dos processos internos para uma entrega rápida e eficiente de soluções.

  • Projeto MUSE (2020).

    Concentrou-se no desenvolvimento de novos serviços que aumentam a segurança dos dados dos nossos clientes, no desenvolvimento de produtos que permitem a aplicação de técnicas de aprendizagem automática e no desenvolvimento de novas funcionalidades para os serviços em nuvem da Arsys.

  • Projeto NEXO (2019).

    O objetivo é melhorar a tecnologia e a infraestrutura, lançar novos produtos no mercado e integrar novas funcionalidades nas plataformas de computação em nuvem da Arsys.

  • Desenvolvimento de uma plataforma IoT Cloud com tecnologia FIWARE. (2018).

    Uma infraestrutura baseada em FIWARE (norma europeia) foi implantada na nuvem Arsys para explorar as possibilidades de adicionar serviços IoT de painéis proprietários a todos os clientes, analisando casos de utilização de vários sectores, bem como as principais características e tecnologias para a sua exploração.

  • Projeto ZWANZIG (2017).

    Permitió lanzar nuevas aplicaciones en modalidad SaaS dentro de las plataformas e infraestructuras de hosting compartido, así como seguir evolucionando la tecnología Cloud con nuevas funcionalidades y modos de operación.

Um centro de dados inovador e completo

Centros de dados em Espanha, Alemanha, Reino Unido, França e Estados Unidos com os últimos avanços tecnológicos em matéria de segurança física e lógica, climatização e alimentação eléctrica para garantir a máxima disponibilidade e eficiência energética.

Entre estas infra-estruturas, destaca-se o principal Centro de Dados da empresa, inaugurado em 2009 e localizado em Espanha. Este Centro de Dados ocupa uma superfície total de 6.000 m2, distribuídos entre espaço para servidores (salas técnicas), sistemas de disponibilidade (alimentação eléctrica, climatização, conetividade, segurança lógica, monitorização...) e logística (armazenamento, expedição e receção de mercadorias...). O piso técnico disponível para servidores atinge os 1.000 m2 em quatro salas técnicas independentes de 250 m2 cada, com uma capacidade máxima de mais de 20.000 servidores físicos.

Esta conceção modular permite um crescimento progressivo do parque técnico de servidores e sistemas de disponibilidade, adaptando a infraestrutura às necessidades dos clientes. Esta modularidade permite que os servidores sejam instalados com diferentes configurações de segurança e disponibilidade, adaptando-se aos níveis exigidos por cada cliente para o seu projeto Internet.

Estas centrais têm uma capacidade de 6 MW e alcançam a máxima sustentabilidade energética graças às inovações implementadas, com uma média anual de PUE (Power Usage Effectiveness) de 1,25 e uma WUE (Water-Use Efficiency) inferior a 0,16 l/kWh graças a sistemas de ar condicionado à base de água de elevado desempenho e eficiência.

A nossa equipa monitoriza 24 horas por dia, 7 dias por semana, o estado dos servidores com mais de 1200 indicadores de serviços, linhas de comunicação, climatização, etc., o que permite ativar os protocolos necessários em caso de qualquer tipo de incidente: elétrico, informático, tráfego excessivo, segurança perimetral, sistemas de deteção de intrusão, etc.

O nosso centro de dados de Logroño obteve a certificação Tier III do North American Uptime Institute. Isto garante que a nossa infraestrutura é capaz de oferecer uma disponibilidade de 99,982%.

ADER e o FEDER