Inovação

inovação

A Arsys gere três Centros de Dados em Espanha e nós na Cloud nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha com os últimos avanços tecnológicos em segurança física e lógica, ar condicionado e fornecimento elétrico, para garantir a disponibilidade máxima dos seus serviços e a máxima eficiência energética.

Entre estas infraestruturas, é destacado o Centro de Dados principal da empresa, inaugurado em 2009. Este Centro de Dados ocupa uma área total de 6.000 m2, distribuída entre o espaço para os servidores (salas técnicas), sistemas de disponibilidade (fonte de alimentação, ar condicionado, conectividade, segurança lógica, monitorização, etc.) e logísticas (armazenamento, envio e receção de mercadorias, etc.). Aproximadamente, uns 300 m2 são alocados para escritórios, uma vez que mais de 50 pessoas da nossa equipa técnica da Arsys possuem todas o seu próprio espaço de trabalho nestas instalações.

O andar de acesso disponível para os servidores é de 1.000 m2 em quatro salas técnicas independentes, 250 m2 cada, com uma capacidade máxima de até 15.000 servidores.

Este design modular permite um crescimento progressivo do andar de acesso para servidores e sistemas de disponibilidade, para que a infraestrutura possa ser adaptada às necessidades dos nossos clientes. Esta modularidade significa que os servidores podem ser instalados com definições de segurança e de disponibilidade diferentes, dependendo dos níveis de serviço que cada cliente necessita para o seu projeto.

A partir do Centro de Alta Disponibilidade (HAC) do Centro de Dados, a equipa da Arsys monitoriza o estado dos servidores, as linhas de comunicação, serviços, etc., 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como a ativação de protocolos necessários em caso de qualquer tipo de incidente: elétrico, informático, excesso de tráfego, segurança no perímetro...

Estas instalações são inovadoras na sua construção, uma vez que se baseiam no modelo "Invest As You Grow" (Investir à medida que cresce), que permite-lhe ajustar e adaptar a infraestrutura ao crescimento da empresa. Isto garante que o investimento económico é adaptado à demanda de serviços de Internet, à situação económica e ao ritmo de desenvolvimento da sociedade de conhecimento.

Este período de tempo beneficia do investimento inicial na infraestrutura tecnológica e nos custos de manutenção dos serviços (consumo elétrico, ar condicionado, etc.).

PROJETOS I+D+i

Com o objetivo de desenvolver ferramentas inovadoras e eficientes que permitam aos nossos clientes otimizar seus processos e melhorar sua competitividade, temos realizado diferentes projetos de I+D+i nos últimos anos:

  • Projeto REED (2015 e 2016). Este projeto visa desenvolver ferramentas inovadoras e eficientes que permitam aos nossos clientes otimizar seus processos e melhorar sua competitividade.
  • Projeto ZWANZIG (2017). Seu objetivo é lançar novos aplicativos SaaS dentro de plataformas e infra-estruturas de hospedagem partilhada, além de continuar a evolução da tecnologia Cloud com novas funcionalidades e modos de funcionamento.
  • Projeto ARKAI (2018). Melhorar os processos internos para promover a agilidade na empresa, além de desenvolver novas soluções nas plataformas de correio, SMS, SSL ou desenvolvimentos adicionais no Cloudbuilder Next.
  • Projeto NEXO (2019). Melhorar a tecnologia e a infraestrutura, lançar novos produtos no mercado e inovar nossas plataformas na nuvem com novas funcionalidades.
  • Desenvolvimento da plataforma IoT Cloud com tecnologia FIWARE (2019). Implementamos no Cloud de Arsys uma infra-estrutura baseada no FIWARE (norma europeia) para explorar as possibilidades de adicionar serviços IoT dos painéis da nossa nuvem a todos os clientes, analisando casos de utilização de setores diversos, principais características e tecnologias para a sua exploração.

Estes projetos foram cofinanciados com ajuda pública à pesquisa e desenvolvimento de empresas com fundos nacionais e europeus, através do Programa Operacional da FEDER em La Rioja (2014-2020), cujo eixo prioritário é a promoção do investimento das empresas em I+D e apoio às empresas no desenvolvimento de atividades de I+i.

A ajuda que o ADER e o FEDER oferecem com esses programas de apoio à inovação tem um importante efeito de incentivo, na medida em que afeta diretamente a capacidade de investimento dedicada às tarefas de I+D+i. Dessa forma, Arsys pode aumentar o número de recursos para essas tarefas de I+D e permitir a identificação de futuras iniciativas nesse sentido.

CERTIFICAÇÃO TIER III

O nosso Centro de Dados em Logroño é certificado como Tier III pela instituição norte-americana Uptime Institute. Este aval certifica que o nosso centro de dados é capaz de garantir 99,982% de disponibilidade, de modo que, em caso de incidente, o nosso serviço apenas sofreria uma queda de 1,5 horas. Para alcançar estes resultados, toda a nossa infra-estrutura é redundante, existe uma linha de alimentação dupla para todo o seu equipamento e são efectuadas revisões preventivas anuais em toda a infra-estrutura, mesmo com o calor do dia. Desta forma, é garantido o correcto funcionamento de todos os componentes da instalação e dos serviços alojados. Isto também atinge outro dos princípios fundamentais da nossa filosofia: a máxima eficiência no consumo de energia e a minimização das emissões de gases com efeito de estufa.