Casos de sucesso: Bitware

Desde o primeiro momento da sua fundação em 1999, a empresa de desenvolvimento de software Bitware confiou nos serviços da Arsys para alojar os seus projetos tecnológicos. Desde então, a colaboração entre ambas as empresas tem sido constante, permitindo que a Bitware adapte as suas infraestruturas tecnológicas às necessidades pontuais de cada momento de forma simples, rápida e flexível.

Graças a CloudBuilder da Arsys, a Bitware faz a gestão do seu próprio Centro de Dados na Cloud, no qual desenvolve os ambientes dos projetos para os seus próprios clientes sem nunca perder de vista a maior qualidade das suas soluções, como constatam as diversas certificações que obteve.

Nesta entrevista, Luis Montalbán, Presidente Executivo de Bitware, explica as principais características de identidade da empresa e como a Cloud está a contribuir para consolidar a qualidade dos seus projetos, gerando novas oportunidades de negócio e incrementando os seus níveis de serviço.

Luis Montalbán, Diretor Executivo de Bitware.

Luis Montalbán, Diretor Executivo de Bitware.

O que é Bitware exatamente?

Bitware é uma empresa espanhola fundada em 1999 que agrupa uma equipa de profissionais experientes no campo das tecnologias de informação e gestão da atividade. Com especialistas em computadores, gestão, projetos e que vão além da mera implementação de soluções padrão ou desenvolvimentos à medida, acrescentámos características verdadeiramente inovadoras ao fornecer as necessidades de serviços informáticos dos nossos clientes e produtos integrados.
Nós temos uma vasta experiência (mais de 17 anos) em sistemas de TI. Esta permite-nos colaborar mais intensamente, oferecendo uma aposta na qualidade de serviço e na execução dos projetos nos quais estamos envolvidos.

Quais são as principais características de identidade de Bitware? Que serviços oferece?
A cultura empresarial de Bitware aposta na elaboração de produtos e serviços próprios. Esta permite otimizar a adequação da engenharia do software e fá-lo com qualidade e qualificação como as principais características de identidade. Bitware conta com as principais certificações do sector TI (ISO/IEC 15004 Spice – Processos do Ciclo de Vida do Software, ISO/IEC 27.001-Segurança da Informação, ISO/IEC 20.000 – 1,ISO/IEC 25.000 –Manutenção, ISO/IEC 25.000 – Adequação Funcional, e Investigação no Projeto, Desenvolvimento e Inovação – Metodologia de Desenvolvimento, ISO/IEC 9001:2015) e somos membros associados da Asociación Española de la Calidad (AEC). Esta é uma garantia que poucas empresas como nós podem oferecer aos seus clientes.
os nossos principais serviços englobam quatro grandes áreas: Qualidade (Processos de Ciclo de Vida; Auditoria de Processos; Consultoria de Qualidade e Otimização do Código; Project Management ou PMP), Projetos (Escritório Técnico e Escritório de Projetos; Consultoria de Negócio; Outsoursing; Infraestrutura; Desenvolvimento de Medidas e Produtos como faturação telefónica, RH, Inventário, Prevenção de Riscos Laborais, Gestão documental; Estratégia e Organização) e Segurança (Consultoria em Segurança e Proteção de Dados; Análise estática de segurança; Auditoria de código e Hacking ético).
Além disso, nós procuramos parceiras que complementem os nossos projetos e serviços. Por exemplo, como é o caso de Kiuwan, uma ferramenta de medição que nos permite dar visibilidade a indicadores de código e tomada de decisões. Isto, em conjunto com o procedimento do modelo ISO, confere-nos um valor muito mais competitivo em relação à nossa concorrência.

Há quanto tempo trabalha com Arsys? Qual tem sido a vossa evolução?

A nossa relação com Arsys remonta ao primeiro momento da fundação da empresa em 1999. Desde então, os nossos caminhos vem de mão dada. Ao longo dos anos, temos evoluído e adaptado os nossos processos de negócio. Arsys foi um dos nossos fornecedores de referência ao fornecer-nos as soluções de TI que necessitamos para desenvolver a nossa atividade como desenvolvedores e consultores tecnológicos.
Apesar de utilizarmos Domínios, Hosting Web, Lojas Online, etc. serviços, destacaria as soluções IaaS Cloudbuilder e os diferentes serviços avançados que nos proporciona Cloud Solutions. Isto permite-nos dispor de uma estrutura robusta, adaptável às nossas necessidades e às dos nossos clientes, ao mesmo tempo que diferencia o nosso negócio.

Porque é que decidiu recorrer a Arsys para acompanhar a sua migração para a Cloud.

O mercado tecnológico tem um ritmo muito acelerado e exigente. Neste sentido, notámos uma grande diferença ao passar as nossas soluções principais para a Cloud. As necessidades do nosso projeto evoluem constantemente e os nossos clientes exigiram-nos uma série de infraestruturas de TI adaptáveis às suas necessidades e ao negócio. Com uma infraestrutura tradicional, a nossa capacidade de adaptação era mais limitada. Através de um estudo de viabilidade, vimos que Arsys era o nosso melhor Parceiro e que CloudBuilder era a solução que precisávamos devido à sua escalabilidade, segurança, confiança, alta disponibilidade e nível de serviço técnico.
Naquela altura, estávamos no ano de 2013 e agora, olhando para trás, podia considerar-se uma aposta arriscada, porque vinhamos de um negócio de TI tradicional com a infraestrutura nas nossas instalações. No entanto, a Cloud permitiu-nos melhorar os nossos serviços, facilitando o acesso a novas oportunidades de negócio, promovendo a mobilidade dos nossos técnicos. Estes ofereceram-nos a possibilidade de crescer sob a procura das nossas necessidades.

Como se produziu a implementação?

O trabalho em equipa com o pessoas de Arsys e o interesse por oferecer um bom serviço resultaram numa implementação das nossas soluções na Cloud. É personalizada de acordo com os nossos requisitos e com os períodos de implementação aceitáveis para alcançar os objetivos atempadamente e de forma adequada, tanto no lançamento como no desenvolvimento, integração, qualidade e produção de ambientes. Os nossos aspetos críticos foram sempre reforçados como a disponibilidade, a segurança de acesso, e armazenamento e salvaguarda de informações, que aumentou o valor dos nossos serviços. Para esta finalidade, resultou o determinante Suporte Técnico 24x7 e o tratamento personalizado através da equipa TAM (Technical Acess Manager) de Cloud Solutions.

Desde que está na Cloud, quais são as principais vantagens que obteve Bitware e os seus próprios clientes?

De um ponto de vista meramente económico, reduzimos os custos da nossa infraestrutura em 15% e 20% na produtividade, bem como uns 40% adicionais derivados da flexibilidade da plataforma. No entanto, as principais vantagens são intangíveis. Provêm de uma maior competitividade e melhorias em níveis de serviço e atenção para os nossos clientes, que é a preparação de novas oportunidade de negócio. Por exemplos, agora é possível desenvolver e implementar soluções SaaS (Software as a Service (Software como um Serviço)). Apenas é possível cobrir esta linha de negócio a nível de tempo e custos através de uma solução Cloud como a que a Arsys disponibiliza.

Em que projetos Bitware específicos é que o Processamento na Cloud (Cloud Computing) forneceu-lhe com um valor diferencial?

Com o armazenamento Cloud, realizámos lançamentos em tempo recorde, cargas analisadas e necessidades detectadas para o nosso software. Atualmente, 100% dos nossos projetos são desenvolvidos nos Serviços Cloud da Arsys. Sem dúvida, um dos projetos mais cruciais para o negócio é o que a Cloud nos tornou possível para alcançar as certificações mais exigentes para o nosso próprio software.

Em 2014, obtivemos a primeira certificação ISO 25000 em Manutenção de Software. Atualmente em 2016, obtivemos uma outra primeira certificação ISO 25000 em Adaptação Funcional de Software. Em ambos os casos, alcançámos o nível máximo de maturidade (5). Após vários anos de trabalho intenso de Investigação e Desenvolvimento com TIC AENOR e o Laboratório AQC, estivemos entre os primeiro para abordar e certificar os nossos produtos na Qualidade de Produto de Software, o que constitui um marco sem precedentes para uma SME como nós. Para isso, a equipa de profissionais que compõe a Bitware aposta e trabalha arduamente para padronizar e aplicar a dita norma, sem quaisquer erros em princípio, até à obtenção do nível 6 como cartão de apresentação do que somos capazes de fazer e o que procuramos oferecer aos nossos clientes.

Este é o nosso melhor cartão de apresentação na altura de demonstrar aos nossos clientes o que somos capazes de fazer e o que procuramos oferecer agora sob o novo modelo Cloud.

25000 manutenção25000 adaptabilidade

Sobre Bitware
Bitware é uma empresa de serviços de consultoria, projetos e soluções empresariais no sector da engenharia de software que fornece aos seus clientes com uma resposta personalizada através de uma vasta disponibilidade de serviços. Bitware é igualmente a primeira empresa em Espanha a alcançar um nível 5 no desenvolvimento de produtos com base nas regulamentações ISO 25000, a norma internacional para a avaliação da qualidade de produtos de software. Entre as soluções da Bitware, existem: o portal de recursos humanos BITHR, o sistema de faturação eletrónica BitBilling e o gestor de documentos BitDOC.

E também disponível

  • Cloud

    Toda a Cloud nas suas mãos: arquitetura de centro de dados de configuração e escolha da mais recente tecnologia: Pública, Privada ou Híbrida.

    Saber mais sobre Cloud...
  • Armazenamento

    Desfrute de uma plataforma Cloud com um espaço exclusivo para o seu projeto e com as máximas garantias de desempenho.

    Saber mais sobre Armazenamento...
  • Segurança

    As nossas soluções de segurança baseiam-se na tecnologia mais avançada e em investimentos constantes em inovação.

    Saber mais sobre Segurança...