Acesso Clientes

Número Azul Das 8 às 22 horas 808 78 1000

Guias de utilização

Aproveite os serviços da arsys.pt ao máximo

Ajuda

Pesquisa de temas de ajuda



Bases de dados

MySQL

Os Sistemas de Gestão de bases de dados relacionais MySQL que utilizamos na arsys.pt funcionam sobre servidores Linux. No entanto, ao serem servidores de dados acessíveis mediante TCP/IP que residem em máquinas dedicadas, podem ser utilizados indistintamente desde clientes Linux ou Windows, e com planos de alojamento em qualquer plataforma.

  • Desde aplicativos Linux em Perl ou PHP é possível aceder às bases de dados utilizando os controladores adequados, incluídos nas nossas instalações de tais sistemas de scripting.
  • Desde aplicativos Windows ASP pode ser criado um DSN que aponte à base de dados.

Em ambos os casos, se desejar aceder à sua base de dados através da Internet desde o seu próprio computador com sistema operativo Windows, pode-o fazer:

  • Através de Access:
    • Para o tal deverá instalar no seu computador o controlador ODBC da base de dados que estiver a utilizar (MySQL) e criar um DSN no seu computador que aponte à base de dados no nosso servidor.
    • Dessa forma poderá abrir no Access uma base de dados do tipo “ODBC Databases” que essencialmente é uma “base de dados apontadora” que permitir-lhe-á utilizar a interface de Access para aceder às tabelas do servidor MySQL.
  • Através de  programas de gestão das bases de dados MySQL que são aplicativos Windows com interfaces gráficas. Os há gratuitos ou comerciais e são o equivalente à consola do SQL Server: permitem gerir as bases de dados, os utilizadores, criar tabelas, fazer consultas, etc.

Bases de dados MySQL

MySQL é o servidor de bases de dados mais popular no mundo Linux. É um programa livre e gratuito, robusto, veloz e capaz de manipular, sem problemas, tabelas com milhões de registos em sites de muitas visitas.

Dispõe de espaço para bases de dados MySQL desde o nosso serviço Plano Profissional. Se precisar de mais espaço, também poderá subscrever um Alojamento de Base de Datos MySQL ou passar para um Servidor Dedicado, que inclui o Servidor MySQL e todo o espaço em disco que for necessário.

No espaço para MySQL incluído pode criar todas as bases de dados que quiser e distribuir o espaço entre elas como o desejar. Pode criar bases de dados, mudar a password de acesso e dá-las de baixa utilizando o painel de controlo.

Gestão de bases de dados MySQL

As bases de dados de MySQL não são ficheiros que você pode carregar no seu site como os de Access, na realidade alojam-se num servidor de dados separado. Por isso deve utilizar algum programa cliente que lhe permita ligar ao servidor de dados com o objectivo de criar as tabelas, carregar dados, editar registos, etc.

Ainda que MySQL esteja num servidor Linux, utilizando as aplicações adequadas pode gerir as suas bases de dados através de computadores com qualquer sistema operativo.

Existem vários métodos para gerir as suas bases de dados MySQL:

PhpMyAdmin

O PhpMyAdmin é um aplicativo realizado em PHP que lhe permite administrar as suas bases de dados MySQL através da Internet utilizando páginas web. Na arsys.pt adaptamos este aplicativo para a utilização dos nossos servidores MySQL, e está disponível para todos os nossos clientes.

Para utilizar este aplicativo deve de estar ligado ao endereço web especificado no painel de controlo e utilizar o login e password da base de dados que deseja administrar.

O PhpMyAdmin tem entre outras as seguintes funcionalidades:

  • Permite criar tabelas.
  • Em cada tabela pode criar e modificar campos, especificando o tipo de dados, valores tipo, etc.
  • Podem-se escrever sentenças SQL na base de dados.
  • Podem ser obtidas extracções da base de dados tanto de estrutura como de dados.
  • Podem-se importar dados ao servidor: enviar ficheiros com os dados de uma tabela.

ODBC para MySQL

Se o seu computador de trabalho utilizar um sistema operativo Windows, poderá gerir as tabelas das suas bases de dados MySQL utilizando qualquer programa Windows que utilize ODBC, por exemplo Access.

Para o tal deve:

  1. Descarregar o controlador ODBC para MySQL disponível no site dos criadores da base de dados: http://www.mysql.com/.
  2. Após a sua instalação no computador de trabalho, poderá criar um DSN que aponte à base de dados remota nos nossos servidores e utilizar Access para aceder às tabelas.

O menu "Abrir base de dados" de Access tem a possibilidade de abrir uma base de dados definida por ODBC. Se fizermos isso com o DSN criado com o controlador ODBC de MySQL, iremos dar com a situação de que através do Access manipulamos as tabelas das bases de dados MySQL que estão no servidor. Isto é quase a mesma coisa que os projectos de Access (ficheiros .adp) com SQL Server.

Clientes de terceiros

Sendo um servidor de dados tão popular, existem inúmeros programas para todos os sistemas operativos que permitem gerir as bases de dados MySQL com interfaces gráficas de utilizador.

Uma boa fonte para começar a testar todos estes programas é o próprio site http://www.mysql.com, na secção download.

Acesso a bases de dados MySQL desde páginas web

Como já foi comentado, poderá aceder este sistema de bases de dados, tanto desde os nossos Planos de Alojamento Web Windows (graças à instalação do ODBC para MySQL nos servidores) como Linux.

Por tanto, poderá realizar os seus aplicativos web de acesso a bases de dados MySQL desde scripts em Perl, páginas ASP, ou PHP.

Voltar à ajuda

* Os preços não incluem IVA.