O que é o Docker?
Execute o seu software em qualquer plataforma
- Automatização através de recipientes
- Implemente os seus modelos de machine learning sobre recipientes
- Escale recursos quando necessitar no pagamento por utilização
Docker é uma plataforma de código aberto para facilitar a criação, implementação e execução de aplicações rapidamente, através do uso de recipientes. O objetivo principal é a automatização máxima para a implantação de aplicações no interior dos denominados recipientes de software. Estes incorporam todas as dependências necessárias para que o software seja executado, incluindo as bibliotecas, as ferramentas do sistema, o código e o tempo de execução.
A sua principal vantagem é que pode ser implementado e ajustar a escala de aplicações rapidamente em qualquer ambiente, com a certeza de saber que o seu código será executado corretamente. Permite tornar independente a aplicação das dependências e da configuração do sistema operativo, já que se deixa preparado o recipiente que se pode implementar em qualquer host, incluindo as bibliotecas, serviços, etc. necessários. Isto permite escalar de forma ágil, ao simplesmente clonar o recipiente, por exemplo.
Outra vantagem a destacar é a segurança, que implica que a aplicação esteja num recipiente por dois motivos:
Outro benefício da aplicação do Docker é tratar-se de um software de código aberto. Ou seja, qualquer pessoa pode contribuir implementando novas funcionalidades ou necessidades que não estejam disponíveis nesse momento.
Por último, Docker permite-lhe:
Este programa reúne uma série de características que vale la pena comentar, que se resumem a:
Uma característica fundamental do Docker é que permite configurar o sistema de forma fácil e rápida.
Pode implementar o seu código em menos tempo e com menos esforço. Dado que o Docker pode ser utilizado numa grande variedade de ambientes, os requisitos da infraestrutura já não estão vinculados ao ambiente da aplicação.
Passar do ambiente de desenvolvimento para o de produção, permitindo reduzir o tempo de implantação e testes de qualquer projeto de TI.
Os recipientes podem ser executados em qualquer sistema, sempre e quando suportar a sua tecnologia, tem precisar de instalar nada. Na realidade, basta dispor de uma máquina virtual e do serviço / Docker instalado no computador de destino.
Executar um recipiente pode ser uma questão de segundos. A sua utilização ajusta-se ao consumo dos recursos contidos na aplicação.
Outra das vantagens do Docker em relação a outros programas semelhantes é que a quantidade de memória necessária é muito reduzida.
A maioria das aplicações com a mesma funcionalidade exigem cerca de 1 GB por cada uma das diferentes imagens dos recipientes, enquanto que com o Docker dificilmente se excederão os 180 MB. Esta característica permite que possa ser executado em equipamentos mais antigos.
Ao utilizar esta aplicação e criar um recipiente, gera-se um conjunto de ficheiros, configurações e bibliotecas separadamente, em função das funcionalidades que tenham os programas armazenados na mesma. Isto permite que vários recipientes que utilizam a mesma base otimizem esse espaço utilizado.
Permite ser utilizado com vários sistemas operativos ao mesmo tempo, já que o único requisito exigido é que o equipamento tenha o programa instalado. Não importa se se trata de uma máquina virtual Fedora, Mac, Ubuntu ou Red Hat, pois o seu funcionamento vai ser exatamente o mesmo.
O Docker requer muito poucos recursos de hardware em comparação com uma máquina virtual.
Permite executar o código em menos tempo e com menos esforço. As aplicações armazenadas nos recipientes do Docker são executadas rapidamente, algo que não acontece com programas semelhantes.
A implementação de ambientes de integração contínua, como Jenkins, é extremamente simples.
Disponibilidade de um amplo catálogo de imagens disponíveis de forma pública e gratuita, para descarregar e modificar em função das necessidades e requisitos do projeto. Permite uma grande poupança de tempo e esforço. Além disso, pode criar o seu próprio catálogo ou repositório de recipientes privados.
A facilidade da sua configuração técnica e a rápida implantação da aplicação permitem aumentar a produtividade. O Docker não só ajuda a executar a aplicação em ambientes isolados, mas também reduz os recursos.
Os recipientes incluem tudo o que é necessário para que a aplicação funcione com bibliotecas, ficheiros e configurações específicas.
O Docker é um programa simples em termos de instalação, utilização e manutenção. No entanto, isto não quer dizer que estas sejam tarefas que possam ser realizadas por qualquer utilizador. Na realidade, é necessário contar com conhecimentos de gestão de servidores e de criação de aplicações, recipientes e máquinas virtuais.