do Docker no Servidor Cloud com apenas um clique

Docker é uma plataforma de código aberto para facilitar a criação, implementação e execução de aplicações rapidamente, através do uso de recipientes. O objetivo principal é a automatização máxima para a implantação de aplicações no interior dos denominados recipientes de software. Estes incorporam todas as dependências necessárias para que o software seja executado, incluindo as bibliotecas, as ferramentas do sistema, o código e o tempo de execução.

A sua principal vantagem é que pode ser implementado e ajustar a escala de aplicações rapidamente em qualquer ambiente, com a certeza de saber que o seu código será executado corretamente. Permite tornar independente a aplicação das dependências e da configuração do sistema operativo, já que se deixa preparado o recipiente que se pode implementar em qualquer host, incluindo as bibliotecas, serviços, etc. necessários. Isto permite escalar de forma ágil, ao simplesmente clonar o recipiente, por exemplo.

Outra vantagem a destacar é a segurança, que implica que a aplicação esteja num recipiente por dois motivos:

  • Permite que esteja isolado de outras aplicações noutros recipientes, portanto, mesmo que um hacker o ataque, os restantes recipientes no mesmo host não devem ser comprometidos.
  • Quanto à alta disponibilidade das aplicações hospedadas no mesmo host, podem ser atribuídos limites de utilização de recursos de hardware (RAM, CPU ...) a cada recipiente.

Outro benefício da aplicação do Docker é tratar-se de um software de código aberto. Ou seja, qualquer pessoa pode contribuir implementando novas funcionalidades ou necessidades que não estejam disponíveis nesse momento.

Por último, Docker permite-lhe:

  • Implementar facilmente os seus modelos de inteligência artificial desenvolvidos. Isto simplifica um dos desafios do processo de criação de modelos de Machine Learning: colocar o modelo em produção para que possa interagir com outros serviços.
  • Implementar serviços com os seus modelos de machine learning na forma de microsserviços, para que possam ser consumidos a partir das suas aplicações e páginas web.
  • Montar ambientes de desenvolvimento com base em imagens públicas disponíveis em repositórios e começar a programar sem preocupar-se com configurações (como Keras, Tensorflow...).
  • Transportar facilmente as aplicações entre servidores com Docker, escalando verticalmente os recursos em função da procura.

ESCOLHA A CONFIGURAÇÃO DO SEU SERVIDOR CLOUD

  • 1vCPU
  • 1GB
  • 10GB
  • Download e upload ilimitados

Servidor Cloud

30 dias GRÁTIS
depois 21,5 €/mês
comprar
Ver condições da promoção

CARACTERÍSTICAS DO DOCKER

Este programa reúne uma série de características que vale la pena comentar, que se resumem a:

Configuração fácil e rápida

Uma característica fundamental do Docker é que permite configurar o sistema de forma fácil e rápida.

Pode implementar o seu código em menos tempo e com menos esforço. Dado que o Docker pode ser utilizado numa grande variedade de ambientes, os requisitos da infraestrutura já não estão vinculados ao ambiente da aplicação.

Agilidade

Passar do ambiente de desenvolvimento para o de produção, permitindo reduzir o tempo de implantação e testes de qualquer projeto de TI.

É portável

Os recipientes podem ser executados em qualquer sistema, sempre e quando suportar a sua tecnologia, tem precisar de instalar nada. Na realidade, basta dispor de uma máquina virtual e do serviço / Docker instalado no computador de destino.

Rapidez

Executar um recipiente pode ser uma questão de segundos. A sua utilização ajusta-se ao consumo dos recursos contidos na aplicação.

Requer menos memória que outros softwares semelhantes

Outra das vantagens do Docker em relação a outros programas semelhantes é que a quantidade de memória necessária é muito reduzida.

A maioria das aplicações com a mesma funcionalidade exigem cerca de 1 GB por cada uma das diferentes imagens dos recipientes, enquanto que com o Docker dificilmente se excederão os 180 MB. Esta característica permite que possa ser executado em equipamentos mais antigos.

Trabalho por camadas

Ao utilizar esta aplicação e criar um recipiente, gera-se um conjunto de ficheiros, configurações e bibliotecas separadamente, em função das funcionalidades que tenham os programas armazenados na mesma. Isto permite que vários recipientes que utilizam a mesma base otimizem esse espaço utilizado.

Multiplataforma

Permite ser utilizado com vários sistemas operativos ao mesmo tempo, já que o único requisito exigido é que o equipamento tenha o programa instalado. Não importa se se trata de uma máquina virtual Fedora, Mac, Ubuntu ou Red Hat, pois o seu funcionamento vai ser exatamente o mesmo.

Principais vantagens de utilização

Baixo consumo de recursos

O Docker requer muito poucos recursos de hardware em comparação com uma máquina virtual.

Velocidade

Permite executar o código em menos tempo e com menos esforço. As aplicações armazenadas nos recipientes do Docker são executadas rapidamente, algo que não acontece com programas semelhantes.

Automatização fácil

A implementação de ambientes de integração contínua, como Jenkins, é extremamente simples.

Multitude de imagens de modificação livre

Disponibilidade de um amplo catálogo de imagens disponíveis de forma pública e gratuita, para descarregar e modificar em função das necessidades e requisitos do projeto. Permite uma grande poupança de tempo e esforço. Além disso, pode criar o seu próprio catálogo ou repositório de recipientes privados.

Aumentar a produtividade

A facilidade da sua configuração técnica e a rápida implantação da aplicação permitem aumentar a produtividade. O Docker não só ajuda a executar a aplicação em ambientes isolados, mas também reduz os recursos.

Completamente equipado

Os recipientes incluem tudo o que é necessário para que a aplicação funcione com bibliotecas, ficheiros e configurações específicas.

Conhecimentos técnicos para a sua instalação e gestão

O Docker é um programa simples em termos de instalação, utilização e manutenção. No entanto, isto não quer dizer que estas sejam tarefas que possam ser realizadas por qualquer utilizador. Na realidade, é necessário contar com conhecimentos de gestão de servidores e de criação de aplicações, recipientes e máquinas virtuais.

Você também pode estar interessado

As seguintes aplicações pertencem à mesma categoria que o aplicação que selecionou: