IPCEI-CIS

Construir a nuvem europeia do futuro.

IPCEI-CIS

O futuro dos serviços tecnológicos

A Arsys é um dos 19 participantes directos que a Europa seleccionou para tornar realidade o IPCEI-CIS, que significa Important Project of Common European Interest for Cloud Infrastructure Services. Esta iniciativa de I&D é fundamental para a transformação digital e a competitividade de todos os países membros da União Europeia.

Um projeto estratégico para a Europa

Estratégico para o futuro da União Europeia e com um financiamento público de 1,2 mil milhões de euros, o IPCEI-CIS tem como objetivo desenvolver uma nova geração de soluções de infra-estruturas tecnológicas de computação em nuvem e de computação periférica que reforcem a competitividade das empresas europeias no mercado global e promovam o desenvolvimento da economia dos dados.

A integração perfeita entre as plataformas de computação em nuvem e os dispositivos periféricos será um passo gigantesco para o desenvolvimento de muitos avanços tecnológicos, como as cidades inteligentes, os veículos autónomos e a digitalização dos processos industriais, mantendo simultaneamente os valores fundamentais da Europa, como a governação dos dados, e estabelecendo um forte ecossistema tecnológico de colaboração público-privada.

A nossa visão

"Temos orgulho em contribuir com a nossa experiência como fornecedor de serviços de computação em nuvem para este ambicioso projeto europeu. Desenvolveremos as infraestruturas e os serviços tecnológicos do futuro, que permitirão às empresas europeias acelerar a adoção das tecnologias mais disruptivas. E tudo isto sem renunciar às características que partilhamos enquanto europeus: como a interoperabilidade, a privacidade dos dados e a sustentabilidade".

David Vallejo. Diretor do PMO e Inovação da Arsys.

O projeto Arsys

  • Três soluções inovadoras

    Na primeira fase, a contribuição da Arsys para o IPCEI-CIS inclui a conceção, o desenvolvimento e a integração de três novas soluções que permitirão a implementação da futura infraestrutura europeia multicloud-edge:

    1. Uma plataforma de meta-orquestração de código aberto que permitirá a interoperabilidade e a portabilidade dos serviços entre os fornecedores de tecnologia europeus.
    2. Um sistema de análise de dados para que os diferentes intervenientes no mercado tecnológico (integradores, programadores, empresas de consultoria, etc.) possam utilizar a capacidade de computação desta plataforma nas suas aplicações de IA e serviços digitais.
    3. Uma solução avançada de simulação e monitorização baseada num gémeo digital de um centro de dados para otimizar a gestão e a eficiência operacional dos seus recursos informáticos.
  • Mais de 10 milhões de euros

    Esta proposta faz parte da estratégia do Grupo IONOS para contribuir para a soberania digital da União Europeia e está alinhada com a iniciativa IONOS SE para o IPCEI-CIS na Alemanha.

    Conta com um orçamento total próprio de mais de 10 milhões de euros na sua primeira fase e uma ajuda estatal de 8,4 milhões de euros do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência, na sequência da resolução da convocatória do programa UNICO IPCEI-CIS do Ministério da Transformação Digital do Governo de Espanha, que financia os projectos que integram a participação do país neste projeto europeu.

    O projeto desenvolvido pela Arsys faz parte do IPCEI-CIS, que contará com um financiamento público total de 1.200 milhões de euros da Espanha, França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda e Polónia, os países membros da UE diretamente envolvidos nesta iniciativa europeia.

Desenvolvimentos

  • 2023

    Dezembro de 2023

    Arsys, participante direto espanhol no IPCEI-CIS.
  • 2024

    Março de 2024

    Assembleia Geral e arranque europeu do projeto.
  • 2028

    2028

    A primeira fase do projeto Arsys para o IPCEI-CIS está prevista até meados de 2026, embora a empresa continue envolvida neste projeto, cujo termo está previsto para 2028.
Contactar-nos!
Deve indicar o seu nome
Deve indicar um endereço de correio electrónico
Deve indicar un número de teléfono
Deve escrever a sua consulta
* Campos obrigatórios
IPCEI-CIS