Sustentabilidade e RSC

Hoje construímos
o amanhã

O nosso objetivo: contribuir para um mundo mais sustentável

Preocupa-nos o meio ambiente, a segurança, a privacidade dos dados dos nossos clientes e fazer negócios baseados na ética. Acreditamos que o crescimento económico tem de respeitar a saúde do nosso planeta, ajudar a reduzir desigualdades e propiciar o bem-estar social. Queremos cumprir com a nossa responsabilidade de contribuir para um amanhã melhor e, por isso, fizemos da sustentabilidade uma das chaves da nossa estratégia.

Para o conseguir, investimos em iniciativas que nos ajudam a levar o nosso negócio da forma mais sustentável possível, bem como para desenvolver produtos e serviços que permitem aos nossos clientes aproveitar as últimas inovações em Green IT.

Combinamos todos os recursos tecnológicos e industriais para oferecer a máxima fiabilidade nos nossos serviços com os mais elevados rácios de eficiência energética. Tentamos propiciar o consumo responsável dos recursos informáticos e energéticos para aproveitar as vantagens competitivas das TIC da forma mais eficiente possível, diminuindo a pegada de carbono que geram os utilizadores.

Instalações sustentáveis

A poupança de energia nos centros de dados é uma das principais ferramentas que temos para proteger o meio ambiente. As nossas instalações incorporam os últimos avanços em eficiência energética, começando por uma estudada disposição e configuração arquitetónica. O nosso centro de dados é uma sofisticada infraestrutura cuja construção se baseiam num inovador modelo de planeamento a longo prazo “Invest As You Grow” que permite ajustar e adaptar as suas instalações ao crescimento da empresa, à conjuntura económica e ao próprio ritmo de digitalização que exija o nosso tecido empresarial e o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento.

  • Refrigeração inteligente

    O nosso centro de dados incorpora avançados sistemas de climatização para otimizar a sua eficiência energética. Os nossos corredores estão instalados numa configuração de “corredor quente, corredor frio” que facilita a climatização direta sobre a zona de servidores e evita a refrigeração de zonas desnecessárias.

    Apoiamo-nos na Inteligência Artificial que, aplicada aos diferentes sistemas de monitorização e ao controlo das salas técnicas, ajuda-nos a manter a instalação a uma pressão e temperatura otimizadas através de ventilação variável. E incorporámos as mais recentes tecnologias como, por exemplo, a refrigeração adiabática, um processo físico que arrefece o ar mediante a evaporação de água.

    Todas estas medidas permitem-nos alcançar um PUE (Power Usage Effectiveness) médio anual de 1,25. O PUE é o indicador mais alargado para medir a eficiência dos centros de dados e relaciona o consumo energético total das instalações com o destinado ao funcionamento do equipamento TI. Com um PUE de 1,25, por cada kWh que consomem servidores ou cabinas de armazenamento, apenas 0,25 kWh seriam dedicados ao fornecimento das instalações (climatização, iluminação, etc.).

  • Otimização do rendimento e redução da procura

    A eficiência energética não só se consegue dotando as instalações dos sistemas mais modernos de climatização. Tão importante como isso é otimizar o carregamento dos nossos servidores e mantê-la nos rácios que garantam o funcionamento mais sustentável sem reduções de rendimento.

    Além disso, a nossa experiência em projetos de consolidação através de ambientes virtuais e plataformas cloud, permite-nos reduzir o número de servidores em produção, minimizando o consumo energético e melhorando, inclusivamente, o nível de serviço.

    No seu conjunto, estas medidas reduziram em 20% o consumo energético da empresa, o equivalente a cerca de 500 000 kilowatts hora (Kwh) por ano, contando tanto o consumo elétrico dos servidores, como a potência elétrica necessária para os climatizar.

  • Energias renováveis

    Desde 2015, o nosso centro de dados conta com um fornecimento energético procedente de fontes 100% renováveis.

  • Investimentos regulares e apenas hardware eficiente

    Utilizamos o hardware mais moderno do mercado e, portanto, o mais eficiente. Analisamos as mais recentes inovações e renovamos, de forma regular, os nossos servidores e todos os componentes que nos ajudam areduzir o consumo de energia sem esperar que tenham esgotado o seu ciclo de vida. Além de eficiência energética, melhoramos o seu rendimento e o serviço aos nossos clientes.

  • Programas de reciclagem

    Adotámos diversas políticas internas de respeito pelo meio ambiente, entre elas a correta reciclagem do hardware de acordo com os padrões internacionais.

Certificações

Transparência, garantia e confiança

As nossas instalações favorecem o desenvolvimento de um ecossistema digital robusto e oferecem às empresas uma infraestrutura altamente resistente respeitando a sustentabilidade do nosso planeta. O nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade está avaliado por uma série de certificações e auditorias externas que realizamos de forma regular e transmitem às empresas a transparência e confiança de que necessitam para apostar nas nossas soluções.

  • Certificação Tier III

    Garante que o nosso centro de dados é capaz de fornecer o máximo nível de rendimento, fiabilidade, escalabilidade e elevada disponibilidade e cumpre com os mais elevados padrões de capacidade.

  • Segurança da informação ISO 27001

    Garante a gestão proativa da segurança da informação e o cumprimento dos requisitos legais e de cumprimento normativo.

  • Qualidade ISO 9001

    Referência mundial para certificar a qualidade de produtos e serviços de acordo com determinados requisitos e normativas.

  • Gestão Energética ISO 50001

    Distingue as organizações que incorporam sistemas que melhoram a eficiência e custos associados ao consumo de energia e minimizam a emissão de gases de efeito de estufa.

  • Esquema Nacional de Segurança

    Esta certificação acredita que a Arsys cumpre com um esquema que estabelece os princípios básicos e requisitos mínimos de segurança dos sistemas de informação que exigem as Administrações Públicas.

  • SAP-Certified® Infrastructure Operations Services

    A nossa plataforma Cloud foi criada para simplificar e acelerar qualquer utilização do SAP HANA.

Unidos na diversidade

A nossa cultura empresarial promove a diversidade, a tolerância e a igualdade de oportunidades independentemente da nacionalidade, raça, idioma, aspeto físico, género, ideologia ou identidade sexual. Porque uma equipa que reflete as inúmeras facetas da sociedade é muito mais eficiente e criativo e faz com que tanto colaboradores, como a própria empresa sejam únicos.

A diversidade e a igualdade de oportunidades favorecem o intercâmbio de ideias e inovações. Tornam as organizações mais produtivas, propiciam o enriquecimento pessoal das suas equipas e contribuem para criar uma sociedade mais justa. Um ambiente diferente é uma condição prévia para que qualquer empresa possa fazer negócios de forma sustentável e, portanto, prepara-a para se manter a longo prazo e enfrentar, com sucesso, o seu futuro.

Preocupamo-nos em facilitar uma convivência justa assegurando o livre desenvolvimento dos pontos fortes de todos e cada um de nós, unidos na diversidade.

Comprometidos com os nossos colaboradores

Sem dúvida alguma, os nossos colaboradores são a coluna vertebral do sucesso da nossa empresa.

Apenas com um projeto sólido e de futuro é possível reunir tantos profissionais com talento e altamente qualificados. Cuidamos da formação das nossas equipas e fomentamos uma cooperação aberta e transparente que se apoia num sistema de valores partilhado.

Certificamo-nos de que todos os nossos colaboradores trabalham nas melhores condições e num ambiente seguro e saudável. A sustentabilidade e a própria diversidade só são possíveis se puderem combinar a sua vida pessoal e profissional. Por isso, criamos um ambiente de trabalho motivador e estável onde cada colaborador tem a sua própria autonomia, com uma jornada laboral flexível e uma política de teletrabalho que facilita a conciliação.

Além disso, realizamos inquéritos periódicos para medir o seu grau de satisfação, compreender melhor as suas necessidades e procurar sempre as condições laborais mais adequadas.